Curso de Graduação em Design da UFAM
O curso de Design da UFAM, que teve início em 1988, com a denominação de Desenho Industrial, que foi por mais de uma década o único da área no estado do Amazonas, ofertando duas habilitações: Programação Visual (PV) e Projeto de Produto (PP), é considerado pioneiro no ensino do design no Amazonas, pode-se afirmar que a chegada do curso confunde-se com a chegada do próprio design no Estado.
Sabe-se que o design já está sendo reconhecido como um importante fator estratégico e de diferencial competitivo para as empresas, fato que alavanca a absorção dos profissionais da área pelo mercado de trabalho. Em Manaus, apesar da pouca inserção de designers no Polo Industrial de Manaus (PIM), notou-se que nos últimos anos houve mudança na dinâmica das empresas deste setor, verificada com o estabelecimento de algumas equipes de desenvolvimento dentro dessas empresas no PIM, logo sendo factível, mesmo que timidamente, observar a admissão de designers no quadro de empregados do Polo. Pode-se dizer ainda que setor de tecnologia está em plena expansão e absorve diversos egressos do curso de Design da UFAM, assim como o polo moveleiro na cidade que está em desenvolvimento. Com o advento da nova política do Governo do Estado do Amazonas, o qual elegeu a agregação de valor aos produtos regionais como a melhor alternativa de geração de emprego e renda para todo o Estado, denominado este programa de Zona Franca Verde, verifica-se outra grande oportunidade de trabalhos a serem desenvolvidos por profissionais de design, principalmente na linha de ecodesign e sustentabilidade.
Em razão disto, a formação do profissional designer pela UFAM permite a atuação em projetos que circulam entre as diversas áreas do design (produto, gráfico, moda, games, interiores, design de interação (IX) e experiência do usuário (UX), dentre outras), que requerem diferentes capacidades e habilidades que são desenvolvidas nas disciplinas: projetos, tecnológicas e ferramentais, igualmente orientadas às capacidades perceptivas dos usuários. Dessa forma, a área de atuação do Designer egresso da UFAM é ampla, pois podem atuar em setores de atividades industriais, tecnológicas, gráficas, dentre outras. E ainda podem se dedicar às pesquisas e exercer a docência em escolas técnicas, institutos e universidades e/ou atuar de forma autônoma (empreendedor), se assim desejar. Com o crescimento das demandas por serviços de comunicação e marketing viu-se vertiginosa admissão de designers, por vezes de forma até precoce, com experiência na área de Programação Visual, tanto no âmbito nacional quanto no regional. Outro campo de atuação do designer que se encontra em forte desenvolvimento é o desenvolvimento de aplicações para mídia digital, tais como sites, interfaces para softwares e jogos eletrônicos, vinhetas e animações.
Redes Sociais