Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cooperações e Parcerias
Início do conteúdo da página

Internacionalização

Publicado: Segunda, 23 de Julho de 2018, 11h07 | Última atualização em Quarta, 25 de Julho de 2018, 15h57 | Acessos: 348

Desde o ano de 2008 o curso de Design UFAM tem participado de diversas ações voltadas à internacionalização das atividades, tanto de docentes quanto de discentes. Neste ano, vários alunos e professores do curso participaram do Edital Euro Brasilian Windows II (EBW II), um consórcio de Instituições Européias e Brasileiras na área do Ensino Superior, financiado pela Comissão Europeia através do “Erasmus Mundus Programme”, cujo objetivo era promover a mobilidade de estudantes, docentes e investigadores do Brasil para a Europa, promovendo experiências enriquecedoras a nível linguístico, cultural e educacional.


Nesta chamada foram aprovados para cursar período de intercâmbio de graduação dois discentes do curso de Design: Karen Lumi Fernandes Kohashi, contemplada com bolsa de estudos para a Budapest University of Technology and Economics na Hungria e Mirella Sousa e Silva contemplada com bolsa de estudos para a Universidade do Porto em Portugal. Neste mesmo edital também foi aprovada para cursar doutorado completo na Universidade Politécnica de Valência (Espanha) a docente do DEG Karla Mazarelo Maciel Pacheco. A professora Karla esteve na Espanha de 2009 a 2012.
No ano de 2009 ocorreu uma nova chamada para o EBW II na qual foram aprovados dois decentes do DEG: Antônio Carlos Rodrigues para doutorado completo na Universidade do Porto em Portugal e Patrícia dos Anjos Braga Sá dos Santos para doutorado sanduíche a Universidade Politécnica de Valência na Espanha, esta última, após o período de intercâmbio teve a oportunidade de concluir o curso completo de doutorado na Espanha em função de cooperação entre as duas instituições, UFAM e UPV.
Além do Programa EBW II, o curso de Design também teve alunos de graduação aprovados para experiências de mobilidade internacional através do Programa do Governo Federal Brasileiro “Ciências Sem Fronteiras” que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. Desde o início do Programa já foram selecionados cinco alunos dos cursos para realizar atividades em diferentes países, foram eles: Talita Nascimento Menezes (Reino Unido), Ádria Carol Batista Afonso, Mayana Fernandes Veras, Maria Emília (Itália) e Felipe Schreder (Irlanda).
Os contatos com pesquisadores e instituições internacionais trouxeram ao curso de Design a oportunidade de realização de parcerias em diversos campos. Em maio de 2013, por exemplo, foi realizada visita técnica à Universidade Politécnica de Valência (UPV) de uma comitiva da UFAM formada por professores do curso de Design e pela então Pró-Reitora de Inovação Tecnológica da UFAM, Profa. Dra. Maria do Perpétuo Socorro Rodrigues Chaves. Na ocasião foi discutida a possibilidade de realização de convênio de cooperação oficial entre as duas instituições, concretizado neste mesmo ano.  Ainda no ano de 2013, a Profa. Sheila Cordeiro também foi aprovada para cursar doutorado na UPV sob orientação do Prof. Dr. Bernabé Ortuño que também orientou as professoras Karla Mazarelo e Patrícia Braga.  

           

 

 

 

 

 

 

 

 
Em novembro de 2014 foi realizado no curso de Design o I CINPAD - Ciclo Internacional de Palestras sobre Design na Amazônia, que contou com a presença de dois pesquisadores da UPV. Neste mesmo ano teve início o projeto de pesquisa “Design e desenvolvimento de novos produtos a partir de matérias primas naturais da Amazônia” aprovado no âmbito do Ciência sem Fronteiras  e desenvolvido com a participação da UFAM, INPA e UPV, através do qual veio ao Brasil, na qualidade de Professora Visitante, a Dra. Susana Paixão Pereira Mestre-Barradas.

A parceria entre a UFAM e a UPV já resultou na formação de quatro doutores do Departamento de Design na instituição espanhola, são eles:

 

Profa. Dra. Karla Mazarelo Maciel Pacheco (Defesa realizada em Novembro de 2012)