Página inicial > Últimas Notícias > Defesas de TCCs 2023/2: um ciclo se encerrando

Defesas de TCCs 2023/2: um ciclo se encerrando

• Publicado: Terça, 26 de Março de 2024, 11h10
  • Última atualização em Segunda, 01 de Abril de 2024, 10h53

Com temas atuais e relevantes para despertar a atenção da comunidade interna e externa à UFAM, graduandos do curso de Design iniciaram as defesas de seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). Os trabalhos desenvolvidos versam sobre assuntos diversos, como: design de superfície com temáticas regionais, ecodesign, estudos e desenvolvimento de identidades visuais, design de biojoias, fashion design, desenvolvimento de aplicativos, reaproveitamento de resíduos para geração de renda, gamificação, exposição imersiva sobre design de comunicação, campanhas para conscientização da paralisia do sono, design de embalagem e design acessível.

As apresentações estão ocorrendo no Laboratório de Produção Gráfica (LabGrafic), no Laboratório de Usabilidade (LabUsi), na Sala de Reuniões Multimídia, no Laboratório de Desenvolvimento de Produtos (LaDep) e no auditório Rio Jutaí, na Faculdade de Tecnologia (FT) da UFAM.

No dia 11 de março, as defesas iniciaram com apresentações das discentes orientadas pela professora doutora Karla Mazarelo Pacheco e ocorreram no Laboratório de Produção Gráfica (LabGrafic). Giovanna Pinheiro Ribeiro apresentou o trabalho denominado “Design de aplicativo mobile para auxílio de informações acadêmicas do curso de Design da Universidade Federal do Amazonas (Ufam)”, avaliado pelas professoras doutoras Larissa Albuquerque de Alencar e Sheila Cordeiro Mota.

No dia 21 do mesmo mês, as discentes Juliana de Souza Pompeu e Thalia Mirela Gonçalves Rodrigues defenderam seus TCCs intitulados: “Gamificação como instrumento de potencialização no processo criativo do design: um estudo de caso para jogos interativos” e “Design da informação como estratégia para orientação, planejamento e a criação visual de conteúdo digital em mídias sociais”, respectivamente. A banca foi composta pelos professores doutores Almir de Souza Pacheco e Patrícia dos Anjos Braga.

A acadêmica Yamille dos Santos Barbosa defendeu seu trabalho, intitulado “Design e experiência do usuário: uma proposta de melhoria da interface do ambiente virtual de aprendizagem ColabWeb”, no dia 22. A banca de avaliação foi formada pela professora doutora Sheila Cordeiro Mota e pelo professor mestre Cláudio Luiz de Oliveira Filho.

As defesas tiveram continuidade no dia 25, com as apresentações das graduandas Mariane Haddad e Maria Luiza Sousa Alencar, que defenderam seus trabalhos no auditório Rio Jutaí da Faculdade de Tecnologia (FT). Mariane, ao estudar a pigmentação natural como alternativa ambientalmente mais sustentável, desenvolve uma perspectiva assertiva, que contribui para a preservação de um ambiente mais saudável. O trabalho denominado "A criação de um conjunto de camisetas com a utilização da pigmentação natural como uma alternativa sustentável à pigmentação química na indústria têxtil" trouxe significativa contribuição no sentido de propor uma alternativa ecoeficiente para a indústria têxtil. As professoras doutoras Patrícia Braga e Thays Obando foram as avaliadoras.

Maria Luiza mostrou um olhar diferenciado sobre a regionalidade local fazendo um resgate vívido da memória afetiva amazonense, construindo elementos visuais natos, que remontam ao cotidiano do povo amazônida, a partir do trabalho "Design de superfície aplicado em redes de descanso: um olhar através da memória afetiva amazonense". A banca foi formada pelo professor doutor Helder Amorim e pela designer Fernanda Hideko, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Design da UFAM (PPGD). As orientações para a confecção dos TCCs foram da professora doutora Sheila Mota.

Na manhã do dia 26, os discentes Maria Carolina Rodrigues Cabral dos Anjos e Kennedy do Nascimento Lima Marques apresentaram seus trabalhos de conclusão no LaDep e no auditório Rio Jutaí, respectivamente. Maria Carolina escolheu como tema o wearables  (vestíveis com dispositivos eletrônicos) com o trabalho denominado: “Roupa conceitual baseada na biomimética, com foco na bioluminescência através do uso da eletroluminescência”. A orientação é da professora doutora Magnólia Quirino e a banca foi formada pelo professor doutor Helder Amorim e pelo professor mestre James da Rocha Vitoriano. Kennedy Marques, orientado pelo designer Fernando Matos, mestrando do PPGD/UFAM, defendeu seu TCC intitulado: “Design de interface para o aplicativo de monitoração de cateter LIC”, com participação dos professores Helder Amorim e Cláudio Luiz de Oliveira Filho compondo a banca de avaliação.

Renato Samuel Duarte de Souza apresentou, no mesmo dia 26, o projeto denominado: “Ecodesign de valor agregado: placas de isolamento acústico provindas de resíduo têxtil”. Este TCC, especificamente, é considerado parte significativa de sua pesquisa de Projeto de Iniciação Científica (PIBIC) desenvolvido durante o semestre 2023/2, com a orientação da professora doutora Sheila Cordeiro Mota. Para esta avaliação foram convidados os professores mestres Cláudio Luiz de Oliveira Filho e James Vitoriano.

As apresentações das defesas ocorrerão até o próximo dia 2 de abril de 2024.

Discentes e docentes do curso de Design durante as apresentações de defesas de TCCs do semestre 2023/2. Fotos: Karla Mazarelo, Greice Vaz, Sheila Mota e Magnólia Quirino.