Página inicial > Últimas Notícias > XV Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design – P&D Design

XV Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design – P&D Design

• Publicado: Segunda, 11 de Março de 2024, 10h02
  • Última atualização em Quarta, 20 de Março de 2024, 08h45

Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design – P&D Design destaca-se entre os eventos científicos mais relevantes e tradicionais da área no Brasil. Com periodicidade bienal, a conferência tem caráter itinerante por diferentes regiões e universidades do país.

O P&D Design privilegia a discussão da pesquisa e da educação em design, e constitui importante fórum de debate e difusão de investigações no campo do Design, ensejando a troca intelectual e o necessário debate e envolve diretamente a pós-graduação e institutos de pesquisa. O espectro de tópicos elencados no Congresso engloba variadas dimensões do campo, sejam estas de cunho teórico, histórico, metodológico, tecnológico, pedagógico ou social.

O evento foi realizado pela primeira vez em São Paulo/SP, em 1994, organizado pela UNIP. Aquela primeira edição contou com a participação de 24 Instituições de Ensino e integrou pesquisadores de oito estados brasileiros. Na sequência, ocorreram as edições de Belo Horizonte/MG (UEMG, 1996); Rio de Janeiro/RJ (PUC-Rio, 1998); Novo Hamburgo/RS (Feevale, 2000); Brasília/DF (UnB, 2002); São Paulo/SP (FAAP, 2004); Curitiba/PR (Positivo, 2006); São Paulo/SP (SENAC, 2008); São Paulo/SP (UAM, 2010); São Luis/MA (UFMA, 2012); Gramado/RS (UFRGS, Unisinos e Uniritter, 2014); Belo Horizonte/MG (UEMG e UNA, 2016), Joinville/SC (Univille, 2018) e Rio de Janeiro/RJ (UERJ, 2022).

Em todas as ocasiões, o evento contou com palestrantes de renome nacional e internacional como: Victor Margolin, Charles Owen, Silvia Pizzocaro, Bernard Darras, Carlo Vezzoli, Catherine Dixon, Ananthapuram G. Rao, Ezio Manzini, Ronald Shakespear e Richard Buchanan.

Esse ano, 2024, o XV Congresso será em Manaus nos dias 21,22 e 23 de outubro e está sendo organizado pelo corpo docente do curso de Design e do Programa de Pós-Graduação em Design da UFAM e, contará com palestrantes nacionais e internacionais.

Prepare seu artigo para submissão até o dia 15 de junho por meio da plataforma https://www.even3.com.br/peddesign2024/,  mediante pagamento de taxa de submissão. Mais informações acesse: https://peddesign.com.br/ e Instagram: @peddesign_br