Design da UFAM completa 35 anos de conquistas
Curso de Design da UFAM – 35 anos de desafios e conquistas
O curso de Design da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) celebra 35 anos de desafios e conquistas, agora dia 01 de novembro de 2023. Sua a história confunde-se com a própria história do ensino de design em Manaus, como é relatado no PPC Design (2007, p.7): “Pioneiro do ensino do design no Amazonas, a chegada do curso confunde-se com a chegada do próprio design no Estado”. Sua criação, em 1988, como curso de Desenho Industrial, precisa ser vista sob a perspectiva da efetivação da Zona Franca de Manaus (ZFM), no início da década de 1970, o que proporcionou crescimento econômico e explosão populacional na capital do Amazonas. Acreditava-se naquela época que as indústrias transnacionais demandariam mão de obra especializada, e o desenhista industrial seria alicerce para pavimentar o novo modelo de desenvolvimento regional implantado.
Desde a criação do curso, constava dentre seus objetivos dar suporte ao Polo Industrial de Manaus (PIM), por meio da formação de profissionais que pudessem atuar no desenvolvimento de projetos, produtos e programação visual para as indústrias. A meta não foi de toda alcançada, mas o curso de Design conseguiu firmar parcerias com algumas indústrias que priorizam a pesquisa e o desenvolvimento na Amazônia, o fomento e a capacitação de recursos humanos, como o Projeto Super, iniciado em abril de 2020, que envolve professores e acadêmicos de vários cursos da UFAM, tais como Engenharia Elétrica (Eletrônica, Telecomunicações e Eletrotécnica), Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia de Software e Design.
Dessa forma, entende-se que o começo e a expansão do design no Amazonas sofreram diversos reveses, pois ele foi repleto de obstáculos, sucessos e conquistas ao mesmo tempo. Como exemplos de obstáculos, menciona-se a falta de iniciativas políticas adequadas e voltadas às necessidades de implantação do design na região, o pouco (ou a falta) de conhecimento por parte da sociedade e dos empresários locais em relação aos benefícios que o design pode levar aos negócios, às empresas e às indústrias. Obteve sucesso devido à iniciativa de professores como Isabel Falcão do Rego Barros (que liderou o processo de criação do curso), José Waldemar Gonçalves de Souza e Carlos Antônio de Sena – todos engenheiros pertencentes ao Departamento de Hidráulica e Saneamento da Faculdade de Tecnologia (FT), que deram início ao processo de criação do curso (BRAGA, 2014).
Em 2007, o curso passou por reforma curricular. Deixou de ser Desenho Industrial para se chamar curso de Design, mais adaptado às novas tecnologias e conceitos. Isto é, o Curso se fortaleceu em Manaus por meio de iniciativas dos professores e técnicos – mudanças de matrizes com propostas que atendam à realidade local, projetos extensionista e de iniciação científica, workshops, palestras, eventos locais e qualificação do corpo docente.
Durante esses 35 anos, já proporcionou a graduação de mais de 500 designers, que atuam nos mais diversos segmentos (gráfico, produto, serviço, interação, usabilidade, docência, dentre outros).
Para celebrar esta data, a coordenadora do Curso, professora doutora Patrícia Braga, organizou uma comemoração que irá contar com a participação de docentes e técnicos que atuam no curso, assim como discentes e egressos. Nessa ocasião haverá homenagens aos servidores que ajudaram e ajudam o curso a trilhar sua história de sucesso, além de exposições de trabalhos acadêmicos das disciplinas de Design de Superfície, Fashion Design e Representação Tridimensional.
Redes Sociais