Grupo de Pesquisa DeGS é o primeiro aprovado pela Capes no Departamento de Design e Expressão Gráfica (DEG)
No primeiro dia de setembro, docentes, discentes e servidores técnico-administrativos da UFAM participaram da reunião de apresentação do grupo de pesquisa Design, Gênero e Sustentabilidade (DeGS). Os pesquisadores-membros representam uma conquista histórica, pois o grupo citado é o primeiro do Departamento de Design e Expressão Gráfica (DEG) a receber aprovação pela Capes.
Sob a coordenação dos professores doutores Larissa Albuquerque de Alencar, Sheila Cordeiro Mota e Helder Alexandre Amorim, o pioneirismo desse grupo é de grande importância para o campo do Design no Amazonas. Isso se deve ao propósito fundamental do grupo, que é a promoção da discussão de ideias com perspectivas não hegemônicas, criando assim um ambiente mais inclusivo e diversificado. Para Larissa Alencar, que divide a coordenação com outros dois colegas, "a discussão de diferentes perspectivas sobre o design é crucial para evidenciar a contribuição das mulheres na área, assim como abordar questões relacionadas à identidade de gênero e outras questões sociais".
Outra colaboradora do projeto, a doutora Sheila Cordeiro Mota, vice-líder do grupo de pesquisa, argumenta que "o protagonismo do grupo DeGS está em deixar evidente nosso papel como agentes de transformação social, cultural e ambiental, criando canais de comunicação não hegemônicos que transitam entre as vertentes do Design, a compreensão e valorização dos conceitos sobre gênero e sustentabilidade, capazes de combater qualquer tipo de preconceito".
O projeto conta com seis pesquisas de iniciação científica em andamento, um projeto de iniciação tecnológica, além de um resumo apresentado em congresso e outro publicado em periódico internacional.
Acadêmicos e corpo docente do curso de Design se encontram para apresentação do grupo de pesquisa DeGS. Foto/reprodução: Larissa Alencar
Redes Sociais